Um dos queridinhos países da Ásia, o Japão é bem único e diferente de muitos outros países em muitos aspectos. Algumas tradições, cultura e maneiras japonesas são bastante chocantes, mas no bom sentido. Por tanto, o choque cultural para muitos turistas e residentes, principalmente aqueles do ocidente, acaba sendo grande.
Com minha experiência morando a mais de 5 anos em terras nipônicas, listei 6 coisas únicas e interessantes que você deve saber antes de ir ao Japão. Vamos ver?
Como é o clima no Japão?
O Japão é um país com 4 estações diferentes e bem definidas. A primavera e o outono são as estações mais agradáveis em temos de clima, pois não é nem muito quente e nem muito frio. São nessas épocas também que você encontra as icônicas cerejeiras e folhas de outono, e por esse motivo, os preços tendem a ser bem elevados.
No verão a temperatura é alta e o clima é bem úmido… chega a ser insuportável ficar andando de baixo do sol do verão. Se você curte praia, calor, muitos eventos e festivais de verão, então essa época é perfeita para você. Assim como o verão, o inverno também tem suas peculiaridades. Ele é perfeito para atividades na neve como esqui e snowboard ou patinação no gelo. A maioria dos resorts de esqui estão localizados na parte do norte e nas montanhas do Japão. Por serem baixa temporada, os valores nessas duas épocas tendem a ser mais baixos.
Os japoneses falam inglês?
Viajando você até consegue se virar com o inglês, mas ainda, sim, vai encontrar dificuldades. Apesar de muitos japoneses falar inglês, a maioria não fala. Porém, esse problema se torna muito maior quando você vai para o interior do Japão. Mas não se preocupe, em cidades grandes e turísticas, você encontra muitas placas, avisos, anúncios e até menu de restaurante, em inglês. A maioria dos japoneses são muito gentis e prestativos, então eles irão fazer de tudo para ajudar e fazer você entender. Para não ter erro, ande sempre com o Google Tradutor baixado no celular. Dica extra: contrate um guia local (eu), rs.
Tirando os sapatos!
Sabemos que a cultura asiática tem presente o costume de tirar os sapatos para entrar em alguns lugares. E no Japão não é diferente!
Para nós do ocidente isso é um costume diferente, então tenha em mente e certifique-se de tirar os sapatos antes de entrar em casas, santuários, templos, ryokans (hotel no estilo tradicional japonês) e até mesmo em alguns restaurantes. Tire os sapatos e guarde no armário ou prateleira que provavelmente terá ao lado. Uma dica ótima é que você ande com meias boas em bom estado e se você estiver de chinelo ou sandália, leve uma meia na bolsa/mochila e prefira vestir antes de entrar no local.
Precisa de visto para entrar no Japão?
A boa notícia é que não! No dia 30 de setembro de 2023, brasileiros portadores de passaporte com chip-IC foram isentos de visto de curta permanência no Japão para aqueles com fins turísticos, visitas a familiares, participação em palestras, reuniões e outras atividades similares com duração máxima de estadia de 90 dias.
Importante ressaltar: na categoria de curta permanência não é permitido trabalhar no país e nem ultrapassar o período de estadia especificado (90 dias).
A culinária japonesa
Assim como a culinária brasileira, a japonesa também tem suas variedades e sabores diferentes de acordo com regiões. A abundância dos pratos, das comidas deliciosas e sazonais, vai fazer sua experiência pelo Japão, ainda mais completa… Afinal, gastronomia faz parte da experiência cultural de conhecer um novo país.
Portanto, não, o Japão não tem só peixe cru e frutos-do-mar. Na culinária japonesa é possível encontrar muitos pratos com variedades de noodles (macarrão), carne de porco, frango e muitos vegetais.
É possível usar cartão de crédito no Japão?
A resposta é que sim, é claro que dá para usar cartões no Japão, mas a questão é que além do cartão, o dinheiro em espécie ainda é muito utilizado no país. Então antes de visitar, tenha as duas opções em mãos: dinheiro em espécie e cartão de crédito.
Uma dica infalível é levar dinheiro nos cartões pré-pagos da Nomad ou da Wise. A diferença entre elas é que, infelizmente, em muitos estabelecimentos o Wise pode acabar não passando, algo que não acontece com o Nomad.
Independente disso, vale reforçar que eles são ótimos para levar dólares/ienes e sacar nos caixas eletrônicos que tem nas lojas de conveniência espalhadas pelo país.
Eu espero que essas dicas possam fazer com que os preparativos para sua viagem, sejam ainda mais fáceis.
Beijo, Isa =)